segunda-feira, 9 de maio de 2016

MENSAGEM DE ESPERANÇA - MARCELO CAVALCANTI


Até as pedras, já sabem que a crise é profunda e cheia de amargor. Sem atividade, elas criam limo. Então, na suprema sapiência da imobilidade aparente, assuntam o tempo e os ares para concluírem que o poço é muito profundo.
Deixando um pouco de lado a filosofia das pedras, reflitamos, que se há crise, também, há terreno fértil para a esperança. É nesta irmã mais alegre e otimista que buscamos focar nossa atenção. Começamos o mês de maio com as prováveis alvíssaras de renovação do ânimo da população. Acreditamos e precisamos crer que os males são passageiros e, às vezes, quando menos esperamos, simplesmente, se vão.
Somos um povo de paz e de concórdia. Gostamos da alegria e esta é uma emoção que combina com excesso de ansiedade. Até mesmo, o bom exercício da fraternidade carece do fluir tranquilo da vida.
Particularmente, aqui no Recife, uma urbe metropolitana, que sempre misturou, singularmente, ser cosmopolita e, simultaneamente, uma pacata capital de província, gostamos de carnaval, fazemos comércio desde os idos de uma quase vila de pescadores, congregamos a burocracia estatal, pontilhamos nossa paisagem de igrejas, cortamos e atalhamos o Capibaribe de pontes, enroscamos e espalhamos pelos nossos morros o que não coube na planície. Mas, acima de tudo, amamos o congraçamento, a cordialidade.
Inspirados neste espírito unívoco, conclamamos a todos, vamos dar as mãos a esperança. Apaguemos as labaredas da ira, arranquemos as ramas da cizânia, da dissensão social. Somos um só povo, uma só nação.
Precisamos, sim, de amor cáritas, de olhar em frente imbuídos do trinômio: fé esperança e caridade.
Talvez, estas palavras não sejam muito concretas, mas, se coadunam com a noite amena, úmida e parcialmente nublada do Recife.
Portanto, amemos ao próximo, a quem vemos, e aguardemos a misericórdia divina, a quem não vemos.
IMAGEM: http://mensagens.culturamix.com/frases/mensagens-para-manter-a-fe-e-a-esperanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário