segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A emergência no atendimento

Entre as diversas maneiras de atender as pessoas do interior, um tipo de acolhimento se destacou recentemente: o emergencial. De fato, em duas ocasiões, se teve a oportunidade de acolher pessoas em situação de iminente risco. Na primeira vez, aconteceu em uma sexta feira muito chuvosa, ao cair da tarde, quando, bem próximo a  sede surgiu uma senhora com um recém-nascido de apenas três meses de idade, que acabara de receber “alta” de hospital próximo. Desabrigada sob a chuva, a mãe-acompanhante tentava proteger a criança, quando  foi encontrada e convidada para a  Casa. Verificados os documentos, foi oferecido apoio e assistência. A dupla, mãe e filho eram de Ouricuri, no estremo oeste do estado e na manhã seguinte foram atendidos, por um transporte da Secretaria de Saúde daquele município, por solicitação da Presidente da Casa, Cássia Cristiane
Chegou também uma outra dupla: mãe e filha, acabava de chegar da cidade de Barra de São Francisco, do Espírito Santo, recebendo o mesmo apoio e se hospedando nas instalações da  Casa de Apoio.
Esses são dois casos para ilustrar a situação da falta de suporte em que se encontram as populações do interior, que buscam, no Recife, por tratamento de saúde. É aí, que a posição como Casa de Apoio independente fica em condições mais adequadas, sendo procurada por estes cidadãos, que não encontram  abrigo a qualquer hora que chegam necessitando de suporte para dar início ou continuidade a tratamentos de saúde - as vezes longo e difícil.
Verifica-se o aumento crescente do universo de pacientes que necessitam de acolhimento. Há situações que mesmo tendo recursos limitados, dependendo exclusivamente da sociedade civil, a Casa não pode se negar à tarefa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário